Mais de 150 mil famílias do Tocantins podem ter descontos de até 100% na conta de energia; veja requisitos para adesão
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Isenção poderá ser concedida a famílias de baixa renda nos 139 municípios. Interessados precisam manter dados do CadÚnico atualizados. Conta de energia do Tocantins - Energisa
Letícia Queiroz/g1 Tocantins
A nova tarifa social de energia elétrica já está em vigor desde sábado (5) e, no Tocantins, mais de 150 mil famílias podem aderir ao benefício. O balanço foi divulgado pela Energisa, concessionária responsável pelo serviço no estado. Descontos podem chegar a 100% do valor da fatura e a adesão será automática, se as famílias se encaixarem nos requisitos necessários.
📱 Clique aqui e siga o perfil do g1 Tocantins no Instagram.
Segundo a Medida Provisória 1.300/2025, que ampliou o alcance de descontos e possibilitou o benefício, será garantido 100% de isenção para quem consumir até 80 kWh mensais e que tenha renda per capita de até meio salário-mínimo. A família também precisa estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Também terá o benefício quem estiver inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
LEIA TAMBÉM:
Lula assina MP que muda regras do setor elétrico e amplia gratuidade da conta de luz
Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: entenda como vai funcionar
Processo seletivo do Sine encaminha candidatos para mais de 90 vagas de emprego em Palmas; veja como participar
Ao todo, 153.906 famílias, de baixa renda nos 139 municípios poderão ter o benefício nas contas de energia. As regras também valem para a população inclusive indígena e quilombola do estado.
De acordo com a Energisa, o benefício será concedido de forma automática e, por isso, é preciso que o cadastro nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) esteja com todos os dados atualizados. “Importante sinalizar qualquer mudança de endereço, telefone ou e-mail, também na Energisa”, explicou o gerente de serviços comerciais da Energisa Tocantins, Bruno Gonçalves de Queiroz.
Se a família ultrapassar o limite de consumo determinado pela nova tarifa, terá que pagar o valor tarifado na fatura, inclusive incluindo ICMS e contribuição de iluminação pública.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Como começou a valer no último sábado, o benefício será aplicado nas contas faturadas a partir de 5 de julho de 2025, conforme as diretrizes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), explicou a concessionária. Isso se a família estiver com os dados atualizados no CadÚnico.
A Energisa explicou ainda que será feita a análise dos dados conforme os requisitos e a adesão será garantida independente da pessoa receber algum benefício social do governo.
Saiba quem pode ter acesso à tarifa social de energia elétrica
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.