Governo do Amapá realiza força-tarefa para entregar mais de 10 mil carteiras de identidade

  • 17/09/2025
(Foto: Reprodução)
Emissão da nova carteira de identidade está disponível para todos os públicos no Amapá O governo do Amapá iniciou uma força-tarefa para acelerar a entrega de mais de 10 mil Carteiras de Identidade. A ação acontece nas 13 unidades do Super Fácil e nos postos avançados da Polícia Científica do estado. Até agora, mais de 24 mil documentos já foram entregues. Outros 10 mil estão prontos para retirada. Segundo o governo, a alta demanda tem causado atrasos na análise e liberação das carteiras, mas o reforço na equipe está ajudando a agilizar o processo junto à etapa federal, impressão e entrega. Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça   A operação inclui também a revisão e correção de processos. A coordenação é da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), com execução do Super Fácil, Polícia Científica e Prodap. Servidores da Educação, Juventude, UDE e Corpo de Bombeiros também participam da mobilização. “O esforço conjunto mostra o compromisso do Governo com a cidadania, garantindo eficiência e qualidade na entrega da carteira de identidade”, afirma Edson Ramalho, coordenador da força-tarefa e secretário adjunto da Segov. LEIA TAMBÉM: Estágios e vagas de jovem aprendiz estão com inscrições abertas no Amapá Evento em Macapá prepara jovens para o mercado de trabalho com atividades gratuitas Filho de ambulante e diarista, médico viraliza com vídeo de formatura no Amapá População do AP pode contribuir com propostas para a COP30 em evento cultural e científico Como saber se o documento está pronto O cidadão pode verificar se a carteira está disponível de duas formas: – Acessando a lista por unidade no site: sicweb.portal.ap.gov.br/acompanhamentoprocesso – Consultando o processo pelo QR code do protocolo de atendimento. Clique aqui para ver a lista de documentos prontos para retirada Quem não encontrar o nome na lista deve salvar o número oficial do Governo do Amapá (96 99123-7550) e aguardar o contato do call center, que dará orientações específicas sobre cada processo. O Governo orienta que os cidadãos fiquem atentos às mensagens oficiais, que serão enviadas ao longo do período para garantir informações seguras e confiáveis. Reclamações de atraso na entrega A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amapá gerou reclamações de moradores por causa da lentidão no processo. Há uma semana, o g1 publicou relatos de moradores sobre o atraso na entrega em meses. A CIN começou a ser emitida em todo o Brasil em 2023. No Amapá, o serviço foi iniciado em agosto de 2024, com o objetivo de substituir o antigo Registro Geral (RG). Apesar da modernização, a baixa capacidade de atendimento tem dificultado o acesso ao novo documento. Sobre a nova CIN A Carteira de Identidade Nacional tem recursos de segurança como QR Code com assinatura digital e autenticação por biometria. O documento usa o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único e pode ser acessado em formato físico ou digital. Segundo o governo federal, a CIN ajuda a evitar fraudes, padroniza os cadastros no país e será usada na concessão de benefícios sociais. Nova Carteira de Identidade Nacional Divulgação Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:

FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/09/17/governo-do-amapa-realiza-forca-tarefa-para-entregar-mais-de-10-mil-carteiras-de-identidade.ghtml


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