Eletrodoméstico ficou amarelado? Um ingrediente pode deixar o aparelho branco novamente (graças à química)
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Clareamento com água oxigenada 40 volumes viralizou nas redes sociais — e realmente funciona!
Reação química que explica fenômeno envolve luz solar, oxidação e radicais livres. Conheça truque simples para tirar o amarelado de eletrodomésticos
Você — ou sua avó — certamente já teve um eletrodoméstico amarelado que virou "de estimação". Aquela batedeira maravilhosa que ainda funciona de forma impecável, o liquidificador "inquebrável" dos anos 1970... mas todos com aparência de encardidos.
Fique tranquilo: não é preciso desapegar dos seus utensílios só porque eles ficaram mais velhinhos. A química (sim, aquela que fez tanta gente sofrer na época da escola) pode, com apenas um ingrediente, devolver a cor branca para os seus pertences de plástico.
Quer saber qual? Abaixo, o g1 dá o passo a passo desse truque que viralizou no TikTok. E, como manda a nossa tradição, tudo será explicado a partir de conhecimentos científicos ensinados na escola.
Por que os eletrodomésticos e plásticos brancos ficam amarelados?
Centrífuga (com mais de 3 décadas de idade) ficou amarelada com o tempo
Arquivo pessoal
Na fabricação de itens plásticos (como liquidificadores, brinquedos e carcaças de computadores), é comum adicionar "retardantes de chama à base de bromo". Eles deixam os objetos mais resistentes ao fogo — o objetivo é impedir ou retardar a propagação de chamas, em caso de incêndio.
Com o tempo, porém, quando exposto à radiação ultravioleta (como a do sol) e ao oxigênio do ar, o plástico começa a se degradar quimicamente. Isso leva a reações de oxidação — ou seja, os compostos perdem elétrons.
Um dos efeitos mais importantes é a quebra da ligação entre o bromo (que havia sido adicionado pela questão da prevenção do incêndio) e o restante da molécula: R–Br ⟶ R• + Br•.
Está vendo esse "Br•", um bromo com uma bolinha ao lado? É um radical livre — partícula altamente reativa. Ao reagir com o oxigênio do ar, ele pode gerar compostos coloridos, normalmente... em tons amarelados ou amarronzados.
O resultado final é a mudança de cor do plástico.
Como clarear o plástico? Veja o passo a passo
Para reverter esse processo e clarear o material, é possível recorrer a uma combinação de água oxigenada (40 volumes), luz do sol e plástico filme. Veja como e por quê:
✅ 1. Escolha o produto certo
Use água oxigenada (o nome técnico é peróxido de hidrogênio - H₂O₂). Escolha a versão de 40 volumes.
O que isso significa? É que 1 litro de água oxigenada liberará até 40 litros de oxigênio gasoso. Essa é uma concentração de 12%, muito mais maior do que a registrada pela água oxigenada comum de farmácia (geralmente de 3% ou 10 volumes).
"Existem alternativas à água oxigenada, como o uso do ozônio ou os processos de lixamento e polimento. Mas são métodos que exigem mais cuidado, já não são tão caseiros. Para plásticos, o peróxido de hidrogênio é mesmo o método mais eficaz", explica Vanessa Linhares, professora de Química da Fundação Bradesco.
✅ 2. Cubra a área amarelada
Espalhe a água oxigenada sobre toda a superfície do plástico a ser clareado.
Em seguida, embrulhe o objeto com papel-filme (aquele de cozinha).
Por quê? Isso ajuda a manter a umidade e a impedir que a água oxigenada evapore rapidamente. É uma forma de permitir que a reação química aconteça por mais tempo.
"E um cuidado: se a água oxigenada entrar em contato com a pele, pode causar vermelhidão, irritação e queimaduras. Então, é muito importante usar luvas", afirma Paulo Martimiano, professor de química do Curso Anglo (SP).
✅ 3. Exponha ao sol
Deixe o objeto coberto com o produto em um local com luz solar direta.
Qual é o papel do Sol? A radiação UV quebra a molécula do peróxido de hidrogênio e gera radicais hidroxila (OH•) — extremamente reativos. Esses radicais "atacam" os compostos coloridos formados na oxidação anterior, desfazendo suas ligações químicas.
Sem elas, as moléculas deixam de absorver luz visível — e o plástico volta a parecer branco.
"O Sol vai catalisar a reação de decomposição do peróxido. Quanto mais o peróxido se decompõe, mais oxigênio ele libera, e mais reações acontecem", afirma Ricardo Deps, professor de Química da Escola SEB Lafaiete (SP).
✅ 4. Após aguardar algumas horas, lave o objeto
O tempo de exposição necessário depende da intensidade da luz solar e da temperatura no local — pode variar de algumas horas a um dia inteiro.
Após a reação, lave bem o objeto para remover qualquer resíduo de água oxigenada e de outros subprodutos da reação.
"Se não for lavado, o material pode continuar a reagir, podendo ficar 'estragado' ou mesmo manchado com o tempo", afirma a professora Linhares.
Atenção: é preciso ter cautela ao usar o 'truque'
Use luvas e faça o procedimento em local ventilado. A água oxigenada (40 volumes) é bem corrosiva e pode causar queimaduras na pele e nos olhos.
E nem tente aplicar essa receita para clarear seus tênis (que já foram) brancos. "Em tecidos, o efeito é limitado, porque o peróxido é muito agressivo e pode danificar as fibras ou de desbotá-las", diz a docente de química.