Conta Notarial: ferramenta pode intermediar pagamentos de compra e venda de carros, casas e mais no Piauí
09/07/2025
(Foto: Reprodução) A ferramenta é digital, pode ser utilizada em operações de compra e venda de veículos, oferecendo mais segurança nas transações. Sede do Colégio Notarial do Brasil
CNB - MG
Os cartórios lançaram uma ferramenta digital no Piauí que permite manter o valor da compra de um imóvel e veículos ou a encomenda de um produto ou ainda o pagamento por serviços seguro em uma conta distinta para que seja liberado apenas após a conclusão do negócio. O serviço, chamado de Conta Notarial, visa garantir a segurança em operações de compra e venda no estado.
Por meio da ferramenta, o valor fica custodiado em uma instituição financeira conveniada ao Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que reúne os Cartórios de Notas do país. O tabelião só autoriza a liberação do dinheiro, após verificar que as cláusulas, previstas em contrato, foram cumpridas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a presidente do CNB-Seção Piauí, Larissa Evangelista, a expectativa é que a Conta Notarial se consolide rapidamente como uma ferramenta de uso recorrente em diversos tipos de transações.
“Ela assegura que os valores só sejam liberados conforme o cumprimento do que foi acordado entre as partes, protegendo os envolvidos, prevenindo conflitos”, completa Larissa.
Em nota, o CNB/PI detalhou quais as transações que serão atendidas pelo serviço, como: compra e venda de imóveis, acordos extrajudiciais, partilhas de bens, prestações de serviço e contratos, eventos com cláusulas de êxito e negociações futuras como safras agrícolas, entre outras.
"A Conta Notarial atende a uma ampla gama de transações; desde as mais simples, com cláusulas condicionantes claras e objetivas, até as mais sofisticadas, com alto grau de complexidade, reduzindo o risco de inadimplência e aumentando a confiança mútua entre as partes" reafirma a nota.
O novo serviço se integra ao e-Notariado, plataforma digital oficial dos Cartórios de Notas. O serviço deve atender à todos os serviços, desde as mais simples.
Operações contra golpe no Piauí
Em junho de 2025, a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccoterc), designou um delegado especial foi designado para apurar os mais de 34 Boletins de Ocorrências (BO) registrados contra um suspeito investigado por estelionato.
LEIA TAMBÉM: Especialista dá dicas de como investir com segurança
Cuidado na compra de imóveis: cresce alerta para golpes no Piauí
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Marina Sérvio.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
S