Três são presos em Januária e Montes Claros suspeitos de integrar grupo que furtava tratores no Sul de MG
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Operação Porteira Aberta mira quadrilha suspeita de furtar tratores em MG
Polícia Civil
Três pessoas foram detidas em Januária e Montes Claros suspeitas de integrar um grupo criminoso que furtava tratores no Sul de Minas Gerais. Um veículo também foi recuperado. Os mandados de prisão foram cumpridos nesta quarta-feira (3) durante a operação Porteira Aberta.
Responsável pela investigação, o delegado José Rubens Neto afirmou que os crimes ocorreram no primeiro semestre deste ano em Campo Belo e em Candeias. Nos dois furtos, três tratores foram levados. A apuração dos fatos começou há três meses.
“A gente teve relatos de furtos de tratores na nossa região [Sul de MG] e a gente deu início a uma investigação que acabou comprovando envolvimento de alguns indivíduos dessa região de Januária que teriam se deslocado até as cidades de Campo Belo e Candeias e subtraído tratores”, detalhou. O veículo recuperado na zona rural de Januária foi furtado em Campo Belo.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
O delegado regional de Januária, Luiz Bernardo, afirmou que apenas um dos três presos no Norte de Minas já possui antecedentes criminais. O que chamou a atenção da polícia foi a forma organizada como o grupo criminoso agia.
“As apurações apontaram justamente a estruturação de uma organização criminosa, cada um tem uma função, o indivíduo que trabalhava na fazenda passava a dica de qual maquinário ia ser furtado, um outro indivíduo ficava responsável por fazer o transporte do maquinário para lugares distantes para dificultar o trabalho da polícia”, explicou.
Ainda sobre a forma como se organizavam, a quadrilha contava com um responsável por fazer a negociação dos veículos.
A investigação continua para tentar encontrar os outros dois tratores furtados.
,“A participação de Januária na operação coordenada por Campo Belo foi essencial. Recuperamos um trator nas proximidades do município e efetuamos prisões em diferentes cidades. Seguimos em campo para localizar as demais máquinas e avançar na responsabilização dos autores”, disse Luiz Bernardo.
VEJA TAMBÉM:
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.