Quest: 80% dos eleitores independentes estão pouco ou nada interessados nas eleições
17/08/2026
(Foto: Reprodução) Título eleitoral título de eleitor
Marcello Casal Jr / ABr
Dados da pesquisa Quaest divulgados nesta segunda-feira (17) mostram como pensam eleitores independentes, aqueles que dizem não se identificar com a direita, a esquerda, o bolsonarismo ou o lulismo. Esse grupo representa 32% dos 2.004 entrevistados pelo instituto entre 10 e 13 de agosto.
O levantamento indica que 80% desses eleitores estão pouco ou nada interessados nas eleições de 2026. Uma parcela de 20% afirmou estar muito interessada na disputa. Veja os números:
Qual o seu nível de interesse nas eleições deste ano?
Muito interessado: 20%
Pouco interessado: 47%
Nada interessado: 33%
Considerando a totalidade dos entrevistados pela Quaest, o desinteresse nas eleições é maior entre os independentes. No público geral, 63% diz estar pouco ou nada interessado e 36%, estar muito interessado.
Agora no g1
A Quaest, contratada pela Globo e pelo jornal O Globo, realizou 2.004 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 10 e 13 de agosto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06773/2026.
Intenção de voto
Confira como os eleitores independentes votariam no primeiro turno, segundo a pesquisa estimulada - quando são apresentados os nomes dos candidatos como opções:
Lula (PT): 23%
Flávio Bolsonaro (PL): 16%
Renan Santos (Missão): 8%
Ronaldo Caiado (PSD): 6%
Augusto Cury (Avante): 4%
Romeu Zema (Novo): 3%
Samara Martins (UP): 1%
Edmilson Costa (PCB): 1%
Indecisos: 20%
Branco, nulo ou não vai votar: 18%
Clariana Barão (DC), Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Wilson Grassi (Democrata) não pontuaram.
Entre o total de eleitores, a intenção de voto é de 38% para Lula, 31% para Flávio, 4% para Renan e para Caiado, 2% para Cury e para Zema e 1% para Samara. Indecisos somam 10% e brancos, nulos e quem não vai votar, 8%.
Veja como os independentes votariam no segundo turno em uma eventual disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro:
Flávio Bolsonaro (PL): 35%
Lula (PT): 29%
Branco, nulo ou não vai votar: 27%
Indecisos: 9%
Nesse segmento, a margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos, por isso a situação é de empate técnico entre Flávio e Lula.
Considerando a totalidade dos entrevistados, Lula tem 43% e Flávio, 40%. Branco, nulo e quem não vai votar somam 13% e indecisos, 4%.
A opinião dos eleitores independentes em relação ao segundo turno vem oscilando desde maio nas pesquisas da Quaest. Naquele mês, Flávio tinha 31% e Lula, 29%. O petista chegou a liderar com 40% em julho, contra 27% do candidato do PL. Em 5 de agosto, os dois se aproximaram: Lula tinha 33% e Flávio, 30%.
Rejeição
Entre os independentes, confira como está o índice de rejeição dos candidatos a presidente:
Lula (PT): 60%
Flávio Bolsonaro (PL): 59%
Ronaldo Caiado (PSD): 28%
Romeu Zema (Novo): 28%
Rui Costa Pimenta (PCO): 17%
Renan Santos (Missão): 13%
Augusto Cury (Avante): 12%
Edmilson Costa (PCB): 9%
Samara Martins (UP): 7%
Leonardo Avalanche (PRTB): 7%
Wilson Grassi (Democrata): 7%
Hertz Dias (PSTU): 5%
Clariana Barão (DC): 5%
Quando se consideram todos os eleitores, os maiores índices de rejeição são de Flávio (54%), Lula (52%), Caiado (35%) e Zema (34%).
O que dá mais medo? Lula ou Bolsonaro?
A pesquisa perguntou o que dá mais medo nos entrevistados: a reeleição de Lula ou a volta dos Bolsonaro ao poder. Veja as respostas entre os eleitores independentes:
Bolsonaro: 37%
Lula: 35%
Tenho medo dos dois: 13%
Não sabe ou não respondeu: 9%
Não tenho medo de nenhum: 6%
Na totalidade dos entrevistados, 45% dizem ter mais medo da volta da família Bolsonaro e 41%, da reeleição de Lula.
Avaliação do governo Lula
Quando questionados sobre a avaliação que fazem do governo Lula, os eleitores independentes responderam:
Negativo: 36%
Regular: 34%
Positivo: 26%
Não sabe ou não respondeu: 4%
Em 5 de agosto, na pesquisa Quaest anterior, 39% avaliavam Lula como regular, 33% negativamente e 25% positivamente.
No público geral, neste levantamento mais recente, 37% avaliam o governo como negativo, 36% como positivo e 25% como regular.