Mulher é dada como morta em sistema do governo e fica 5 meses sem receber Bolsa Família
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Mulher é considerada morta em sistema do governo e fica 5 meses sem Bolsa Família
Uma beneficiária do Bolsa Família, moradora de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, está há cinco meses sem receber o benefício porque aparece como morta nos sistemas do governo federal.
Maria Aparecida Trajano Neri está desempregada e vive com o marido, que ganha menos de um salário mínimo. Ela conta que depende dos R$ 660 para ajudar nas despesas de casa.
O problema teve início em abril, quando os depósitos do benefício deixaram de ser realizados na conta.
Ao procurar a Caixa Econômica Federal, Maria Aparecida descobriu que havia sido retirada automaticamente do sistema de benefícios, após cruzamento de dados do governo federal.
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Desde abril, Maria Aparecida tem buscado resolver a situação por conta própria. Ela já percorreu a Caixa Econômica Federal, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Manguinhos, o INSS e até tirou a segunda via da carteira de identidade para provar que está viva.
Mesmo com os carnês do INSS pagos em dia e as contribuições sendo feitas normalmente, o benefício do Bolsa Família continua bloqueado.
Maria Aparecida mostra documentos para provar que está viva após ser excluída do Bolsa Família
Reprodução/TV Globo
O que dizem os envolvidos
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que a exclusão foi feita de forma automática, mas que a situação já foi regularizada, e que o pagamento foi liberado em agosto.
Já o INSS, disse que não há registro de óbito no Cadastro Nacional de Informações Sociais ou no CadÚnico no nome e CPF de Maria Aparecida, e que só consta um requerimento de atualização cadastral aguardando a apresentação de documentos por parte dela.
A Caixa Econômica explicou que utiliza as informações do Cadastro Único do governo federal, que consolida dados de várias fontes oficiais, e que outros esclarecimentos deveriam ser solicitados ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social do governo federal.
Procurado, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social não havia enviado um retorno até a publicação desta reportagem.
Beneficiária percorreu Caixa, INSS e CRAS de Manguinhos em busca da regularização
Reprodução/TV Globo