MP abre procedimento para analisar problemas na coleta de lixo em Votorantim
08/07/2026
(Foto: Reprodução) MP abre procedimento para averiguar problemas na coleta de lixo em Votorantim (SP)
Daiane Pires/Arquivo Pessoal
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um procedimento para analisar uma denúncia de problemas na coleta de lixo na cidade de Votorantim (SP). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (8).
A representação foi feita pelo vereador Fernando Fernandes (Progressistas). Conforme o MP, a denúncia virou notícia de fato e o caso será averiguado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Agora no g1
🔎 Uma Notícia de Fato é o ponto de partida de um procedimento apuratório. Ela pode originar-se de indício de irregularidade relatado ao MP ou verificado de ofício. Ela funciona como um relato inicial que qualquer cidadão, sindicato ou autoridade pode fazer, apontando uma irregularidade para que o órgão verifique se há necessidade de abrir uma investigação formal.
A situação chegou ao Legislativo após uma série de problemas na coleta, que fez com que o lixo se acumulasse em vários pontos da cidade, incluindo o Centro e os bairros Barra Funda e Bela Vista.
A Prefeitura de Votorantim confirmou a situação e alegou que problemas técnicos e mecânicos pontuais registrados em caminhões utilizados na coleta de resíduos domiciliares provocaram atrasos na execução do serviço.
"Em razão dessas ocorrências, houve acúmulo de resíduos em determinados locais. A administração tomou todas as medidas necessárias para restabelecer a operação, os caminhões já estão novamente em atividade e as equipes seguem trabalhando para recuperar o cronograma de atendimento em todas as regiões da cidade", informou a prefeitura, em nota.
Ainda conforme a prefeitura, a expectativa é de que a situação esteja totalmente regularizada até o fim desta semana, com a normalização da coleta em todos os bairros.
MP abre procedimento para analisar problemas na coleta de lixo em Votorantim (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Initial plugin text
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM