Dicionário dos Legendários: grupo tem linguagem própria e bordões; conheça
02/08/2025
(Foto: Reprodução) Diário de um legendário, dia 1: disciplina militar e pouca comida
"Na hora da abuelita, o Voice viu um chocolate no bolso da minha farda. Foi uma baita brecha. O chocolate não era do MRE, e a família toda teve que fazer sentadillas. Mas depois disso o TOP seguiu e quebramos o climão com vários AHU."
Se você não entendeu nada da fala (fictícia) acima, certamente não é um Legendário. Ela seria bem compreendida por qualquer participante do movimento cristão para homens que promove subidas a montanhas. Eles têm uma linguagem própria.
Descobri este vocabulário ao participar de um dos eventos. Quem leu meu diário sabe o contexto. Eu, homem cristão que cresceu em lar evangélico e tem interesse sobre o assunto, subi a montanha para responder: o que acontece, afinal, entre os Legendários?
DIA 1: A fé, o cansaço e as regras militares
DIA 2: Conversas sobre família levam homens ao choro
DIA 3: 'Reality show' com suor, lama e teste final de coragem
DIA 4: homens como 'sacerdotes do lar'
As palavras que circulam no grupo ajudam a entender seu espírito. Há uma mistura de comandos militares e termos bíblicos, como o chamado para "homens inquebrantáveis".
CONHEÇA O GLOSSÁRIO
Abuelita: "vovozinha" em espanhol. Faz referência a uma atividade que menciona a avó do criador do Legendários, o guatemalteco Chepe Putzu, e que submete os participantes a humilhação coletiva.
AHU: sigla para "Amor, Honra e Unidade", valores que são a base de um legendário. É usado genericamente para demonstrar estar de acordo, como um “Sim, senhor”, ou em momentos de torcida e celebração.
Brecha: espaço que se abre entre os membros de um mesmo grupo durante a trilha. O termo também é usado em alusão ao cuidado para que uma "família" (nome da divisão dos grupos; ver termo abaixo) não permita haver espaço de entrada ao pecado.
Cal: obrigatório na lista de itens a serem levados a um retiro pelos participantes. É jogando sobre as fezes em um buraco como medida de higiene. O hidróxido de cálcio age para eliminar o odor e endurecer as fezes, minimizando o impacto na natureza.
Irmão: no contexto de uma subida à montanha, é como se chamam os integrantes de um mesmo subgrupo, onde o sentido de unidade é trabalhado como se seus integrantes fossem uma família.
Famílias: subgrupos entre os quais os participantes de uma subida à montanha são divididos.
Farda: camisa laranja de botões oficial que um legendário recebe após formado. Dizem que é a única camisa que não pode ser comprada por qualquer pessoa na loja on-line do movimento; ela precisa ser "conquistada". Mas, caso precise de uma nova, ela custa R$ 299, e a venda é só pelo atendimento via chat. O uniforme ainda é completo com um boné oficial que vem com o número do legendário.
Cerimônia de encerramento no 4º dia de retiro do Legendários Bahia. O grito de 'AHU' se repete infinitas vezes no TOP, seja como um 'sim, senhor!' ou em momentos de celebração
Fábio Tito/g1
Homens inquebrantáveis: sinônimo de legendários. Homens que não se abalam diante do pecado, mas são quebrantados (enfraquecidos) diante de Deus.
Legendário: homem que já completou o processo de subir a montanha. No contexto de um retiro, são os homens que estão ali a serviço em diversas funções, distinguíveis dos participantes pois vestem o uniforme laranja.
Legendário nº 1: Jesus Cristo, o grande exemplo em que todos os legendários devem se espelhar.
Lady: mulher de um legendário. As ladies se organizam desde antes da subida de seus maridos à montanha, promovem encontros, realizam campanhas de oração e trocam experiências. Também organizam o recebimento de cartas de familiares e amigos do futuro legendário, que são entregues no último dia de retiro.
Líder: homem escolhido de forma aparentemente aleatória para chefiar uma família, que vai à frente na trilha levando a bandeira com o número de seu grupo. Também existe um líder legendário que acompanha cada família e passa instruções discretamente ao líder senderista.
Milha extra: conceito que vem da expressão bem conhecida no inglês (“go the extra mile”). É a base para pensar que um legendário pode sempre superar seus limites, aguentar um fardo mais pesado e ir mais longe, oferecer mais de si em prol de um propósito, sem se contentar com o objetivo inicial alcançado.
MRE: sigla para "Meal Ready to Eat", em inglês, ou "Refeição Pronta para Comer". É o saco laranja de comida que cada participante recebe no primeiro dia de retiro e deve servir de alimento ao longo de três dias. Contém: uma lata de atum, dois macarrões instantâneos, um pacote individual de bolacha salgada, uma barra de chocolate, uma barra de cereal, um pé de moleque, um docinho de banana, dois sachês de soro em pó saborizado e um sachê de suco em pó.
Número de legendário: identificação numérica que cada novo legendário recebe após se graduar em uma subida à montanha. Também se trata de uma idenfiticação única em todo o mundo.
Senderista: participante de uma subida à montanha. O termo vem do espanhol e significa "caminhante", alguém que está no caminho para se tornar um legendário.
Sentadilla: exercício de agachamento com os braços esticados para a frente. Sempre repetida 10 vezes, é usada como forma de punição sempre que um senderista ou sua família ou o grupo todo comete algum erro. O erro de um participante é pago com sentadillas por toda sua família.
Sub-líder: assim como o líder, é um homem escolhido aparentemente de forma aleatória para assumir a sub-chefia de um grupo. Vem por último na trilha, levando consigo um fogareiro e uma pá (usada para enterrar as fezes), muitas vezes ajudando os mais lentos e se comunicando com o líder sobre pausas necessárias. Também existe um sub-líder legendário que acompanha cada família e passa instruções discretamente ao sub-líder senderista.
TOP: sigla para "Track Outdoor de Potencial", é o nome dado ao evento de quatro dias no qual os senderistas sobem uma montanha para se tornarem legendários. Cada TOP recebe um número único em todo o mundo; sempre que um retiro como esse é organizado, a chancela do Legendários Global vem com a identificação numérica daquela edição.
Voice: legendário que tem a principal voz de comando durante um retiro. É ele o maior responsável por passar instruções aos senderistas.
'Desfrute o caminho': lema do movimento Legendários ilustra o boné e a camisa ('farda') oficiais do grupo
Fábio Tito/g1
Frases marcantes
"Desfrute o caminho": lema que se refere a aproveitar a jornada de transformação durante um retiro, tanto na esfera pessoal quanto na espiritual, mais importante do que focar apenas no destino final.
"Família não abandona família": frase motivacional dita durante a trilha até a montanha, que em paralelo reforça a ideia a ser levada para o seio familiar: ninguém do grupo é deixado para trás.
"Família não deixa brecha": frase motivacional para evitar que se abram espaços entre os membros de um mesmo grupo durante a trilha. O termo também é usado em alusão ao cuidado para que uma família não permita haver espaço de entrada ao pecado.
Grito de guerra: jogral que um novo legendário deve aprender depois de formado:
— Legendários!
— Sim, legendário!
— O que somos?
— Homens inquebrantáveis!
— Para que estamos aqui?
— Para fazer história!
— A serviço de quem?
— Jesus!
— E o que vamos fazer?
— Dar a vida pelos nossos amigos! AHU! AHU! AHU!
"Um herói por família": missão a que o movimento Legendários se propõe, de fazer com que os participantes retornem transformados e prontos para assumir a frente de sua família de forma responsável e heróica.
Legendários voluntários em uma subida à montanha do Legendários Bahia, em junho de 2025
Fábio Tito/g1