Atletas mirins do interior de SP são convocados para a seleção brasileira de beisebol

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Três atletas de Guararapes são convocados para a seleção brasileira de beisebol Enquanto o futebol domina o país durante a Copa do Mundo, em Guararapes, no interior de São Paulo, o esporte que move crianças e adolescentes tem taco, luva e quatro bases. A tradição do beisebol proporcionou a convocação de três atletas para a seleção brasileira. Eles vão representar a nação em competições internacionais. No esporte, uma equipe rebate, enquanto a outra defende. O objetivo do jogador é percorrer as quatro bases do campo após acertar a bola e, assim, marcar pontos. 📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp Os atletas Danilo Muricune Teixeira, de 11 anos, Luiza Martinez Trigilio, de 11, e Miguel Arthur, de 12, treinam no Estádio Municipal de Baseball "Milton Motomatsu", um dos principais centros da modalidade na região noroeste paulista. Danilo embarca nesta semana para o Japão, onde defenderá a seleção brasileira. Receptor da equipe, ele utiliza equipamentos específicos de proteção, como máscara, peiteira e caneleiras, e sonha em aproveitar a experiência dentro e fora do campo. "Vou dar o máximo e jogar bem lá. Quero fazer novas amizades e ver o que vai acontecer no Japão", diz o atleta mirim. Luiza Martinez Trigilio (à esquerda), Miguel Arthur (ao centro) e Danilo Muricune Teixeira (à direita) são de Guararapes (SP) Reprodução/TV TEM ⚾ Tradição japonesa e formação além do esporte O beisebol chegou a Guararapes por influência da comunidade japonesa e, até hoje, o esporte mantém forte ligação com valores da cultura nipo-brasileira. A convocação dos três atletas reforça a tradição de Guararapes como um dos principais polos de formação do beisebol paulista e brasileiro. Segundo o treinador, Maurício Hamamoto, o objetivo vai além das vitórias e das competições. "O beisebol é um instrumento. O principal é a cultura, a educação, a disciplina e a garra que a gente tenta passar para as novas gerações", afirma o responsável pelo projeto. LEIA MAIS: Pai de atleta de 12 anos vice-campeã na Copa do Mundo de Patins celebra conquista da filha Haitiano que vive no Brasil dá nome de Neymar ao filho em homenagem ao jogador Seis Copas e uma paixão: pai transmite hábito da coleção de figurinhas ao filho de 4 anos Na equipe feminina, Luíza foi convocada para defender o Brasil após seis anos praticando a modalidade. Ela começou no esporte por incentivo do irmão mais velho. A atleta afirma que encarou a seletiva com tranquilidade. "Meu irmão me puxou para cá e eu comecei a gostar. Agora, estou indo representar o Brasil", conta a atleta mirim. Miguel também conquistou uma vaga na seleção brasileira e disputará o Campeonato Pan-Americano Sub-12, na República Dominicana. O jovem conta que demorou cerca de quatro meses para entender as regras do beisebol, mas, três anos depois, já integra a equipe nacional. As rebatidas do atleta mirim chegam a atingir 130 quilômetros por hora, conforme o treinador. Para conseguir o desempenho, a receita é simples: treino constante. "Treino quase todos os dias, cerca de três horas", afirma Miguel. Atletas mirins praticam beisebol em Guararapes (SP) Reprodução/TV TEM Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2026/06/25/atletas-mirins-do-interior-de-sp-sao-convocados-para-a-selecao-brasileira-de-beisebol.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes